Custo de produção de leite registra leve queda em fevereiro

Valores foram puxados principalmente pelos grupos 'volumosos' e 'minerais'

10/03/2023 às 11:10 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem; Arquivo/Canal do Boi

Após uma expressiva alta no custo de produção de leite em janeiro, o mês de fevereiro fechou com uma ligeira queda de 0,2%. Mas, de acordo com o informativo publicado nesta sexta-feira (10) pelo CILeite (Centro de Inteligência do Leite), vinculado à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a inflação de custos acumulada nos dois primeiros meses deste está em 1%, enquanto a variação anual de custos de produção de leite registrou deflação de 1,2%.

Segundo o informativo, o grupo “Volumosos” foi fundamental para a queda do custo de produção de leite em fevereiro devido à sua importância na formação de custos da atividade e também pela intensidade com que ocorreu. Em fevereiro, este grupo teve retração de custos de 2,4%, sendo o preço dos fertilizantes o principal fator.

Outro grupo de custos que registrou queda foi a aquisição de “Minerais”, que teve variação de custos de 2,6%. Em um outro extremo, apresentando comportamento altista, o grupo que se destacou foi o de “Qualidade do leite”, com elevação de 3,1% nos preços em apenas um mês. O grupo “Concentrado” registrou alta de 0,6%, puxado por ração para vaca, farelo de algodão e polpa cítrica. A queda no preço do farelo de trigo não foi suficiente para reverter este movimento de alta.

O grupo “Sanidade e reprodução” e o grupo “Energia e combustível” também registraram leve crescimento de custos, da ordem de 0,3% e 0,2%, respectivamente. O custo do grupo “Mão de obra” não apresentou variação em fevereiro.

Gráfico: Reprodução/CILeite

No acumulado do bimestre, o custo de produção de leite segue elevado, com alta de 1%. Apesar do custo dos grupos “Volumoso” e “Minerais” terem acumulado quedas significativas de 1,9% e 2%, a elevação do custo do grupo “Mão de obra” foi muito significativa (6,1%) juntamente com o grupo “Qualidade do leite” (8,5%). Outros três grupos que compõem o custo de produção de leite acumulam altas, no entanto, com menor expressão.

Com informações do CILeite


Últimas Notícias