Mato Grosso do Sul tem 869 mil hectares de cana-de-açúcar

Açúcar bruto se destaca com 74,77% das exportações do produto

06/03/2023 às 11:42 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mato Grosso do Sul tem 869 mil hectares de área plantada de cana-de-açúcar, sendo  629 mil destinados para a indústria, com capacidade de moagem de 44,2 milhões de toneladas por safra. 

O número representa o potencial desta cadeia produtiva que em 2022 respondeu por 5,93% do total exportado pelo agronegócio no Estado, com volume que ultrapassa 1 mil de toneladas entre açúcar e álcool etílico, de acordo com o boletim sucroenergético do Sistema Famasul.

O açúcar bruto se destaca com 74,77% das exportações de produtos sucroenergéticos, movimentando 356 milhões de dólares, e o álcool etílico aparece em segundo lugar, responsável por 20,43%.

No ranking dos principais clientes de produtos sucroenergético do estado, em primeiro lugar os Países Baixos com 16,9% do valor da receita total, a República da Geórgia com 10,7%, o Canadá 10,1%, além da Argélia, China, Egito, Iraque, Venezuela, Portugal e Uruguai.

A maior concentração do plantio de cana-de-açúcar para todas as finalidades, fica na região centro-sul, mas existem áreas também nas regiões norte e nordeste. O cultivo total ocupa 869 mil hectares e está presente em 42 municípios, destaque para Nova Alvorada do Sul com 13% da área, Rio Brilhante com 11% e Costa Rica com 9%.

Usinas 

No total, 17 usinas sucroalcooleiras estão instaladas no estado e, por questão logística e estratégica, estão instaladas na região sul, leste e norte do estado.

Em Nova Alvorada do Sul, a usina santa Luzia da Atvos, processa 6 milhões de toneladas por safra/cana. A Adecoagro, em Angélica, a capacidade de moagem é de 5,6 milhões de toneladas, Raizen em Rio Brilhante processa 5 milhões por safra e as usinas Costa Rica e Eldorado, ambas da Atvos, tem capacidade para 3,8 e 3,5 milhões de toneladas de cana por temporada.

Com informações da Famasul 
Foto: 
 


Últimas Notícias