Seca histórica deve impactar produção de soja na Argentina

Bolsa de Cereais prevê queda de 10 milhões de toneladas na estimativa inicial

22/02/2023 às 21:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Pixabay

Segundo informações da Bolsa de Cereais, a Argentina tem enfrentado a maior seca dos últimos 60 anos, que tem afetado o andamento da safra 2022/2023 de soja. A entidade estima que 55% das áreas estão em condições regulares ou ruins, reflexo das altas temperaturas e da falta de umidade no solo.

Para se ter uma ideia do cenário no país, os produtores já reportaram abandono de áreas e encurtamento do ciclo das plantas, o que influencia diretamente na produtividade. Além disso, a Bolsa de Cereais prevê que a produção fique em 38 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 10 milhões de toneladas na comparação com a projeção inicial da atual campanha.

Essa situação pode impactar na oferta de subprodutos, uma vez que a Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo, e, consequentemente, abrir espaço para uma maior participação de outros fornecedores no mercado, como o Brasil.

Para a próxima semana, o NOAA (Administração Atmosférica Oceânica Nacional) projeta chuvas de 15 a 25 mm na maior parte do país, mas o volume ainda está longe do necessário para reverter o estresse hídrico em algumas regiões.

Arte: NOAA

Com informações do Imea


Últimas Notícias