Temporal causa 36 mortes no litoral de São Paulo

Entre as vítimas está uma menina de 7 anos 

20/02/2023 às 08:45 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

As fortes chuvas causaram ao menos 36 mortes e deixaram dezenas de desabrigados em várias áreas do estado de São Paulo, principalmente no litoral, segundo as informações do governo estadual na noite deste domingo (19)

Três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro.

No Litoral Norte, morreram ao menos 36 pessoas, sendo 35 em São Sebastião e uma em Ubatuba, informaram as prefeituras. Entre as vítimas está uma menina de sete anos, que teve a casa destruída por uma pedra de duas toneladas em Ubatuba. 

Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu depois que a casa dela foi atingida por uma árvore. E uma criança de dois anos foi resgatada após ter ficado horas sob os escombros.

Segundo o governo estadual, mais de 550 pessoas precisaram deixar suas casas no litoral. De acordo com registros oficiais, 228 pessoas ficaram desalojadas, e 338, desabrigadas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Ontem (19), o parlamentar sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas e hoje (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve visitar a região.

São Sebastião 

Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.  A tempestade provocou deslizamentos em diversos trechos da SP-55, na região da Costa Sul, o que obrigou o trabalho de desobstrução, em especial nos quilômetros 164 (Mirante da Praia Brava); 174 (Praia Preta); 148 (Toque Toque Grande); 162 (Serra de Boiçucanga); 165 (Cambury); 143 (Calheitas); 137 (Guaecá), 183 (Barra do Una) e Serra da Enseada (115).

Orientação da Defesa Civil de São Paulo 

 

Clima

O dia é de bastante chuva e temporais isolados em toda a região Sudeste, concentrados entre a tarde e noite, há condições para chuva volumosa no litoral e no oeste de São Paulo.

 

 

 

 

Com informações e fotos do governo de São Paulo, prefeitura de São Sebastião e Defesa Civil

 

 


Últimas Notícias