Operação apreende mais de 80 toneladas de agrotóxicos contrabandeados

Ação conjunta ocorreu nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo

03/02/2023 às 21:00 atualizado por Patrícia Martins - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Mapa

Nesta semana, foram desencadeadas três operações de apreensão de agrotóxicos falsificados e contrabandeados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Ao todo foram apreendidas 83 toneladas de produtos irregulares. As ações ocorreram de forma conjunta entre o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), PCSP (Polícia Civil de São Paulo).

Por não terem registro no ministério, os produtos são considerados ilegais e constituem riscos para a agropecuária, devido à ausência de procedência e eficácia, bem como para a saúde dos usuários durante a aplicação, dos consumidores dos alimentos expostos aos componentes desconhecidos e ao meio ambiente.

Em Mato Grosso, a ação realizada pela PRF apreendeu oito toneladas de agrotóxicos de origem chinesa, sem nota fiscal, em um caminhão na BR-163, no município de Rondonópolis. O condutor do veículo foi preso e deve responder por contrabando.

Em Mato Grosso do Sul, o Mapa atuou em conjunto com a Polícia Federal, cumprindo mandados de busca e apreensão, após investigações envolvendo uma carga apreendida anteriormente carregada de agrotóxicos com rótulos falsificados. Na operação, foram apreendidos, dentre outros materiais, galões de substância química para análise pericial.

Já em São Paulo, a ação conjunta da Polícia Civil e do Ibama, foram apreendidos 75 toneladas de agrotóxicos que seriam transportados para Mato Grosso e Goiás. O valor aproximado dos produtos apreendidos é de R$ 43 milhões. Os infratores serão autuados e responderão administrativamente.

Com inforamções do Mapa

*Com supervisão de Daniel Catuver


Últimas Notícias