Dia do tomate: preços do fruto registram queda em janeiro

Goiânia se destaca na produção nacional da cultura

01/02/2023 às 13:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay

No primeiro mês de 2023, os preços do tomate na roça registraram queda na comparação com dezembro do ano passado. Segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), na parcial de janeiro, considerando de 1º até o dia 30, o fruto foi comercializado, em média, a R$ 65,34/cx (ponderado por classificação), valor 14,4% abaixo do mês anterior.

As cotações caíram principalmente após a primeira quinzena de janeiro, quando houve intensificação da colheita nas praças de verão, como Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES) e Caçador (SC). A tendência é que a oferta se sustente nesses níveis durante as próximas semanas, já que é o pico de colheita da temporada.

Condições climáticas

Foto: Leandro Lobo/Embrapa

O clima mais quente no decorrer de janeiro também tem sido determinante para a maior oferta. Por mais uma temporada, as condições de chuvas controladas no Sul do País favorecem a produção em praças como Caçador, Urubici (SC) e Caxias do Sul (RS). Em Caçador, houve relatos de chuvas de granizo durante a primeira quinzena do mês, mas com danos causados apenas em uma pequena parcela do total da área, não causando impacto na oferta da região.

Por outro lado, praças do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste enfrentaram dificuldades no mês passado devido às chuvas excessivas, e as queixas sobre doenças e baixa qualidade dos frutos são recorrentes. As precipitações frequentes e volumosas dificultam o preparo do solo nas praças de inverno como Sumaré (SP), Mogi Guaçu (SP), Sul de Minas e Araguari (MG), que seguem com expectativa de acelerar o ritmo de plantios para a 1ª parte da safra 2023 a partir de fevereiro.

Produção goiana

Líder nacional na produção de tomate, em 2022, Goiás teve uma safra estimada em mais de 1 milhão de toneladas. Em 2023, a expectativa é que haja um incremento de 2% sobre o resultado do ano passado.

Em entrevista ao programa Bom Dia Produtor desta quarta-feira (1º), o Superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de Goiás, Leonardo Silvério, deu mais detalhes sobre a produção e outras curiosidades sobre o fruto. Confira:

 


Últimas Notícias