Goiás lidera produção de tomate no Brasil

Estado deve responder por quase um terço da produção do país em 2022, segundo o IBGE

20/12/2022 às 09:57 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: André Minitti/Embrapa

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a produção goiana de tomate deve crescer 13,3% em relação ao ano passado e atingir 1,1 milhão de toneladas em 2022. Esse volume coloca Goiás na liderança isolada da atividade no país, respondendo por 29,9% da produção brasileira do fruto, que deve somar 3,8 milhões de toneladas.

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que o desempenho regional supera o nacional em vários produtos agropecuários. “É o caso do próprio tomate, atividade em que Goiás está na contramão da tendência nacional, que é de retração da produção”, afirma.

Segundo o IBGE, Goiás deve registrar aumento de 7,8% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em geral. Neste segmento, o estado tem uma participação de 10,4% no total produzido pelo país, ficando atrás de Mato Grosso e Paraná.

A projeção do órgão para cana-de-açúcar é de um incremento de 3,5% na comparação com 2021, passando de 72,6 milhões para 75,2 milhões de toneladas. O agro goiano também deve registrar aumento da produção de uva (30,1%), batata inglesa (26,8%), laranja (3,4%) e mandioca (0,1%). “Há vários fatores envolvidos nisso, inclusive climáticos, mas é um sinal positivo da pujança da nossa agropecuária e não podemos nunca deixar de ressaltar a força e a resiliência do nosso produtor”, complementa o secretário.

Com informações da Ascom/Seapa-GO


Últimas Notícias