Colheita de milho atinge 27% no Rio Grande do Sul

Atividade está 1% acima da média histórica para o período, segundo a Emater/RS

27/01/2023 às 12:39 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (27), a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Rio Grande do Sul informou, por meio de relatório, que a colheita de milho alcançou 27% da área destinada à safra 2022/2023 no estado. O resultado supera os 18% da semana anterior, mas com perdas em diversas regiões do estado. Na comparação com o ciclo passado, o índice está abaixo dos 34% registrados no período, no entanto, está 1 ponto percentual acima da média histórica para este intervalo de tempo, que é de 26%.

De acordo com a entidade, na semana passada a operação de colheita do cereal foi realizada em três diferentes situações: em lavouras que finalizaram a maturação; em plantas cuja maturação está acelerada pela estiagem; e como opção dos produtores que queriam liberar as lavouras para novos cultivos, apesar de a umidade dos grãos estar acima da ideal.

Foto: Divulgação/Mapa

O relatório aponta que as perdas causadas pelo clima nas regiões de Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Santa Rosa aumentaram. Os prejuízos são ainda mais graves em Bagé, Frederico Westphalen e Santa Maria. Nas áreas mais afetadas, lavouras foram abandonadas e liberadas para consumo dos animais. Os produtores que financiaram o cultivo aguardaram a anuência dos peritos para o aproveitamento da massa verde na forma de silagem.

Atualmente, as lavouras irrigadas apresentam potencial satisfatório, mas não deixam de sofrer os efeitos adversos causados pelas altas temperaturas, bem como das elevadas taxas de evapotranspiração que excedem a capacidade de reposição de água pelos pivôs. “O período foi novamente marcado por chuvas mal distribuídas e de volumes muito variáveis entre as regiões do estado e dentro do mesmo município. Por essa razão, as lavouras estão díspares, o que pode ser observado pelas diferenças no potencial produtivo”, informa a Emater/RS.

Em paralelo, há também produtores plantando milho com a média de semeadura do estado chegando a 96%, 1 ponto acima da semana anterior. “Algumas lavouras apresentam desenvolvimento próximo à normalidade, e outras, localizadas em solos com menor capacidade de retenção de umidade, estão com graves danos e mortes de plantas”, finaliza o relatório.

Com informações da Emater/RS


Últimas Notícias