Chuvas elevam nível dos reservatórios de São Paulo

Sistema Cantareira opera com aproximadamente 48% de sua capacidade

18/01/2023 às 10:24 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação/Sabesp

Desde dezembro do ano passado, fortes chuvas têm atingido o estado de São Paulo. Esse cenário tem contribuído para melhorar o nível dos reservatórios do estado, principalmente do Cantareira, sistema que abastece a região da Grande São Paulo e que, no início da semana, operou com 48,5% de sua capacidade. Há um mês, o nível do reservatório estava em alerta, com 38,3%.

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), apesar de ainda estar distante do nível normal, que é estabelecido acima dos 60%, o Sistema Cantareira opera em nível de atenção, uma situação bem melhor do que havia há um mês. A situação também é bem mais confortável do que há um ano, quando o nível estava em 29,6% da capacidade.

De 1º a 16 de janeiro deste ano, o Cantareira ganhou 6,3% de sua capacidade, variando sempre positivamente a cada dia. A capacidade máxima (volume útil, sem considerar a reserva técnica) é de 982 bilhões de litros. No começo da semana, esse volume útil estava em 476,3 bilhões de litros, sendo o maior operado pelo sistema desde janeiro de 2017, quando contava com cerca de 49,6% de sua capacidade.

Outros sistemas

Além do Cantareira, outros sistemas de São Paulo registram bons níveis para o mês. O reservatório do Alto Tietê tem operado com 51,2% da capacidade, o Guarapiranga próximo dos 80% e o de Cotia com quase 68%. O Rio Grande é o que apresenta a melhor situação, operando acima de 102% de seu nível, seguido pelo São Lourenço, que está em 98,7%. Já o pior quadro é do Rio Claro, que opera com 41,9% de sua capacidade.

Em nota, a Sabesp afirmou que “assim, como no ano passado, não há risco de desabastecimento de água na região metropolitana de São Paulo neste período". No entanto, a companhia orienta que a população utilize o recurso de forma consciente.

Com informações da Agência Brasil


Últimas Notícias