Embrapa e UFGD inauguram estação agrometeorológica em Dourados

Unidade beneficiará trabalhadores do campo e pesquisadores que buscam soluções para o meio rural

19/12/2022 às 11:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Maximiliano Pagliarini/UFGD

Já está em funcionamento, na área da Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), região oeste do município de Dourados (MS), a quarta estação agrometeorológica do sistema Guia Clima. A nova unidade é resultado da parceria entre a instituição de ensino superior e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Agropecuária Oeste.

O complexo recém inaugurado, localizado a 20km de outra estação da Embrapa no município, tem o objetivo de monitorar diversos dados que influenciam o clima, como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar, pluviosidade (chuva), velocidade e direção do vento.

Para o pesquisador da Embrapa, Danilton Luiz Flumignan, a nova estação, localizada em uma região peculiar e característica de baixadas, deve gerar importantes informações para as pesquisas agrometeorológicas da região. “Dourados passa a contar agora com duas estações, estrategicamente localizadas, colocando o município numa situação de monitoramento agrometeorológico privilegiado não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil”, afirma.

O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destaca que a unidade auxiliará os produtores na tomada de decisões. “Tanto o município quanto toda a região da Grande Dourados será beneficiada por essa nova estação. Com esse maior número de dados gerados, as informações serão ainda melhores e mais representativas, subsidiando o produtor rural na adoção de tecnologias e na melhor tomada de decisão”, pontua.

Segundo o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, a integração à rede de estações meteorológicas da Embrapa é fundamental para as pesquisas de campo, realizadas na Fazenda Experimental, e para o banco de dados da empresa. “Esses dados, sem dúvidas, auxiliarão no planejamento das atividades agrícolas, irão aperfeiçoar os trabalhos do zoneamento agroclimático [ZARC] e contribuirão para a prática da agricultura de precisão”, ressalta.

Guia Clima

A rede Guia Clima é um sistema de informações climáticas que monitora e reúne dados, com atualização em tempo real a cada 15 minutos, dos municípios de Dourados (Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD), Rio Brilhante (Escola Agrícola Professor Olacir Vidal) e Ivinhema (Usina Adecoagro).

Por meio do sistema também é possível ter acesso a um balanço hídrico, que permite verificar níveis atualizados de umidade do solo, para as culturas de cana-de-açúcar de ano; cana-de-açúcar de ano e meio; soja ciclo precoce; soja ciclo médio; feijão segunda safra; milho safrinha; milho; trigo e vegetação-padrão.

Dourados

O município sul-mato-grossense conta com um fluxo populacional de mais de um milhão de pessoas que fazem parte das 38 cidades vizinhas, que compõem a  região da Grande Dourados. Dourados possui uma aptidão geográfica natural para a produção agropecuária, com relevo, solo, clima e hidrografia favoráveis às atividades do setor, com destaque para a produção de milho, soja, cana-de-açúcar, suínos e peixes.

Com informações da Embrapa e UFGD


Últimas Notícias