Vacinação contra febre aftosa termina neste sábado

Declaração de imunização do rebanho pode ser feita até 24 de dezembro

17/12/2022 às 06:36 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Arquivo/Canal do Boi

Termina neste sábado (17) a campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O órgão prorrogou o prazo no fim de novembro após pedido de alguns estados, motivados, em parte, pela aprovação e liberação de lotes de partidas de vacina ao final da etapa.

Pecuaristas dos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Rio Grande do Norte devem vacinar bovinos e bubalinos de até 24 meses, de acordo com o calendário nacional de vacinação. Já nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal – integrantes do Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa – a vacinação é para todo o rebanho.

Vacinas

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Comprovação

Além da vacinação, os produtores devem fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente, nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

A expectativa do ministério é vacinar cerca de 161 milhões de animais. O produtor poderá fazer a declaração da vacinação até dia 24 de dezembro.

Com informações da Agência Brasil


Últimas Notícias