Mapa prorroga vacinação contra aftosa até 17 de dezembro

Mudança tem como objetivo evitar transtornos aos pecuaristas e prejuízos à cobertura vacinal 

04/12/2022 às 09:38 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com objetivo de evitar transtornos a pecuaristas e prejuízos à cobertura vacinal contra a febre aftosa, em especial nos Estados que vão suspender a aplicação das vacinas a partir de 2023, o prazo para vacinação de rebanhos contra a doença e a raiva dos herbívoros foi prorrogado até o dia 17 de dezembro. 

A decisão foi comunicada às SFAs (Superintendências Federais da Agricultura nos Estados) e às Comissões de Coordenação dos Grupos Gestores nos Estados, pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O documento esclarece que a justificativa para a prorrogação leva em conta o recebimento de solicitações apresentadas por alguns Estados, motivadas em parte pela aprovação e liberação tardia de lotes de vacinas, o que culminou com a redução da oferta de doses no mercado. 

Ofício-circular também estabelece que as revendas de vacinas autorizadas, com estoques após a realização da campanha, poderão comercializar esses insumos para outros estados que irão permanecer com vacinação obrigatória contra a aftosa a partir de 2023. 

Retirada da vacinação

Sete unidades da Federação do Bloco 4 do PE-PNEFA - Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins - vão suspender a vacinação. Ao todo, serão aproximadamente 114 milhões de bovinos e bubalinos que deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do país. A ação faz parte da evolução do projeto de ampliação de zonas livres de aftosa sem vacinação no país, previstas no programa. 

Zona Livre

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, de Rondônia e partes do Amazonas e de Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Com informações do Mapa 
Foto capa: Seapdr


Últimas Notícias