Confira os cuidados com o manejo do amendoim

Para a safra 22/23, espera-se um recorde de colheita em 312 milhões de toneladas

23/12/2022 às 21:00 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Pixabay


Para a safra 22/23 do amendoim, espera-se um recorde de colheita com 312 milhões de toneladas nas maiores regiões produtoes, Sudeste, Sul e Nordeste, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Mas para alcançar a estimativa, o produtor deve estar atento às pragas e doenças que atingem a leguminosa.  
 
As principais pragas da cultura são tripes e lagartas, ambas fazem com que a área foliar (relação entre a área da folhagem e a superfície do solo por ela ocupada) diminua, e consequentemente reduzindo a fotossíntese e afetando o crescimento da planta. Para o controle dessas pragas recomenda-se o uso de inseticidas nas lavouras. 

As principais doenças que afetam o grão são a mancha-castanha (Cercospora arachidicola) e a mancha-preta (Cercosporidium personatum), que afetam a produtividade, pois atacam a cultura no início, causando a desfolhação precoce. O clima quente e úmido, típico da época de plantio da cultura que ocorre entre setembro e novembro, favorece a disseminação dessas doenças. 

Por isso, é importante aplicar os fungicidas logo no início de desenvolvimento do amendoim. É importante também utilizar produtos que contenham mais de um mecanismo de ação, a fim de evitar que a planta desenvolva resistência aos fungicidas.

Com informações da assessoria

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista
 


Últimas Notícias