Foto: Agência Brasil
Confirmando a tendência formada nos últimos seis meses, novembro registrou uma nova e expressiva queda no custo de produção de leite. O ICPLeite da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), teve uma variação negativa de 1,7%. O principal item responsável pela queda foi a ração concentrada.
Os preços dos insumos cresceram até abril deste ano, em parte pela incerteza da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas fizeram trajetória de queda a partir de maio e, desde então, até chegar a novembro, o ICPLeite/Embrapa acumulou variação de -5,02%. Contudo, como nos primeiros meses do ano ocorreu inflação de custos, de janeiro a novembro o índice acumulado foi positivo (1,3%). Numa comparação de doze meses, ou seja, entre novembro de 2021 e novembro de 2022, o acumulado foi de 1,7%.
Neste momento em que os preços recebidos pelos produtores estão sinalizando queda contínua, a redução nos custos ameniza o quadro de pressão sobre as margens financeiras observadas pelos produtores. O custo de produção no mês de dezembro poderá ser próximo aos praticados em janeiro de 2022, acumulando uma restrita inflação. Se confirmado, será um cenário não usual para o comportamento dos custos de produção de leite.
O boletim completo está disponível para consulta na página do CILeite.
Com informações do CILeite/Embrapa