Regulamentação da produção de bioinsumos agrícolas é aprovado

Proposta define a produção de bioinsumos para uso próprio

08/12/2022 às 11:56 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados) aprovou projeto de lei que regulamenta a produção, a comercialização e o uso de bioinsumos agrícolas no Brasil.

O relator da proposta, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), recomendou a aprovação de substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao Projeto de Lei 658/21, do deputado Zé Vitor (PL-MG). 

O projeto tramitou em caráter conclusivo e poderá seguir para a análise do Senado, a menos que haja recurso para a votação. 

A proposta define a produção de bioinsumos para uso próprio como “atividade de risco leve ou irrelevante”, o projeto de lei autoriza estabelecimentos rurais, cooperativas, associações e empresas comunitárias rurais a produzi-los para uso na propriedade, e proibe a comercialização.

Segundo o projeto de lei os estabelecimentos interessados na fabricação de novo produto contendo microrganismo como princípio ativo deverão encaminhar ao órgão federal responsável uma solicitação contendo a indicação completa da referência do microrganismo nos bancos de dados do patrimônio genético brasileiro.

A solicitação deverá conter ainda informações sobre a eficiência agronômica, o comportamento do microrganismo no meio ambiente e sua possível toxicidade para a espécie humana.

A proposta ainda cria uma comissão técnica permanente para avaliar as solicitações de registro de bioinsumos que contenham microrganismos. O grupo será composto por servidores dos órgãos federais responsáveis pela agricultura, pelo meio ambiente e pela saúde. 

Com informações da Agência Câmara 
Foto capa:  Pixabay 
 


Últimas Notícias