Comercialização de soja em grão aquece o mercado brasileiro

Cenário está atrelado à demanda firme

22/11/2022 às 21:15 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A comercialização de soja em grão está aquecida no mercado brasileiro, de acordo com os dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Esse cenário está atrelado à demanda firme, sobretudo externa, e à maior necessidade de venda por parte do sojicultor. 

Neste caso o volume remanescente de grãos da safra 2021/22 é elevado, e a expectativa é de produção recorde na temporada 2022/23. Conforme o último levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) calcula-se que cerca de 43,2 milhões de hectares em todo país sejam destinados à semeadura da soja, com produtividade de 3.551 kg/ha e produção em torno de 153,5 milhões de toneladas.

Após um início lento devido às chuvas em alguns estados, o plantio da safra 2022/23 da oleaginosa alcança 57,5% da área prevista. 

Apurações Conab

Nesta segunda-feira (21) uma equipe da Conab também foi à campo para coletar dados que irão compor o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023. O trabalho segue até sábado, dia 26 de novembro, e os resultados serão divulgados no dia 8 de dezembro.

Os pesquisadores visitarão a Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Nos demais estados o levantamento será feito via contato telefônico ou internet. 

Com informações do Cepea e Conab 
Foto capa: Paulo Lanzerra/Embrapa
 


Últimas Notícias