O deslocamento de uma nova frente fria vai manter o risco de temporais no Rio Grande do Sul ao longo desta sexta-feira (9). Há possibilidade de chuva forte a qualquer momento, com chance de temporais acompanhados por rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo em pontos isolados.
Por um lado, essa chuva deve interromper temporariamente os trabalhos no campo; por outro, contribuirá para a recuperação dos níveis de umidade no solo, beneficiando as pastagens que estão em fase de semeadura e germinação.
No interior de Santa Catarina e no oeste do Paraná, também pode chover forte entre a tarde e a noite.
Na costa norte do país, a atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) favorece a formação de nuvens carregadas entre o norte do Maranhão, Amazonas e Pará. No Amapá e em Roraima, não se descartam temporais localizados.
Enquanto isso, no Matopiba, o sol predomina entre poucas nuvens. Apesar da redução da chuva na região, a umidade do solo ainda é suficiente para garantir o desenvolvimento do milho safrinha.
Nas áreas centrais do país, o tempo segue seco e quente, o que pode causar estresse hídrico em lavouras de milho segunda safra.
Fonte: Climatempo