SP já imunizou mais de 2 milhões de animais contra a febre aftosa

Campanha segue até 30 de novembro em dez estados brasileiros

17/11/2022 às 15:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começou no dia 1º e segue até 30 de novembro a  segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa 2022. O objetivo é imunizar todo o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades.

Em São Paulo, segundo relatório emitido no Gedave (Sistema Informatizado de Defesa Animal e Vegetal), até esta semana já foram vacinados mais de 2,9 milhões de bovinos e bubalinos. Esse número representa 27,82% do rebanho paulista. Ainda de acordo com relatório parcial, 22.387 propriedades já atualizaram o rebanho no sistema, computando 18,61% das propriedades mapeadas dentro do estado.

De acordo com o médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Breno Welter, os números estão dentro do esperado em relação à primeira etapa da campanha de vacinação, realizada em maio deste ano, e devem aumentar até o final da ação.. “Muitos produtores deixam para realizar e até mesmo declarar a vacinação nos últimos dias de campanha. Continuamos visualizando índices superiores aos 99% até o final da etapa”, afirma.

Dentre as 40 regionais da Defesa Agropecuária, Mogi Mirim apresenta o maior número de animais imunizados, com mais de 40% do rebanho vacinado. Já em relação às propriedades, a regional de General Salgado é a que possui a maior porcentagem de declarações, com 25%.

Retirada da vacinação

Após a etapa de novembro, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins vão suspender a vacinação. Ao todo, serão aproximadamente 114 milhões de bovinos e bubalinos que deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do país. A ação faz parte da evolução do projeto de ampliação de zonas livres de aftosa sem vacinação no país, previstas no programa.

Atualmente, apenas os estados de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, de Rondônia e partes do Amazonas e de Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Com informações da Secretaria de Agricultura de SP e Mapa

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias