Nesta segunda-feira (7), as equipes técnicas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) iniciaram as pesquisas para compor o 4º Levantamento da Safra de Café 2022 e o 1º Levantamento da Safra de Café 2023. Até o dia 26 de novembro, os grupos devem passar por nove estados produtores: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. Para o 1º Levantamento de 2023, a entidade voltará a monitorar a safra de café do Amazonas.
O trabalho de pesquisa inclui visitas às propriedades rurais, cooperativas e outras instituições parceiras. O objetivo é levantar informações sobre a produção total do grão da safra 2022, bem como os seus reflexos para o mercado, e a previsão da safra de 2023, considerando as variáveis climáticas, do manejo, da bienalidade da cultura, das condições de crédito rural e das perspectivas de mercado.
Os dados consolidados serão incluídos no boletim do 4º Levantamento da Safra de Café 2022, previsto para ser divulgado no dia 15 de dezembro no site da Conab, e no boletim do 1º Levantamento da Safra de Café 2023, que deve ser publicado no dia 19 de janeiro do próximo ano.
Atualmente, segundo informações do 3° levantamento de 2022, divulgado em 20 de setembro, a produção de café no Brasil está estimada em 50,38 milhões de sacas.
Com informações da Conab
Foto de capa: Secom/MG