Começam a valer as novas normas para venda de carne moída

Regulamento visa garantir a segurança dos produtos 

01/11/2022 às 20:20 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

As novas normas definindo identidade e qualidade para a venda de carne moída, começaram a valer a partir desta terça-feira (1º). O novo regulamento visa garantir a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores.

Entre as medidas, que deverão ser implementadas pelos estabelecimentos no prazo de um ano, figura a que determina que o produto seja embalado imediatamente após a moagem em pacotes de até um quilo.

Além disso, não será permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a decisão vale para estabelecimentos e indústrias que produzem carne moída, e não se aplica a supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.

As mudanças têm, entre seus objetivos, o de modernizar processos produtivos e procedimentos industriais. 

“É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda”, explicou o ministério.

Com informações do Mapa 
Foto capa: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 


Últimas Notícias