Inscrições abertas para Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal

A novidade deste ano será a participação dos queijos Alagoa e Mantiqueira de Minas

16/10/2022 às 08:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (17), as inscrições para o 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A competição é voltada a produtores classificados nas etapas regionais do concurso, bem como aos empreendimentos legalizados junto ao IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), serviços de Inspeção federal ou municipal ou, ainda, ao Consórcio Regional de Inspeção.

A novidade deste ano é que o concurso abrirá espaço para a escolha dos cinco melhores queijos artesanais Alagoa (do município Alagoa) e Região Mantiqueira de Minas (Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa-Quatro e Pouso Alto).

O evento será realizado no dia 30 de novembro na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte. O júri será composto por estudiosos da produção queijeira e profissionais com ampla experiência na área.

Inscrições

A inscrição é gratuita e deve ser feita nos escritórios locais da Emater-MG ou de forma online, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, até o dia 14 de novembro.

Cada produtor inscrito deverá enviar duas peças inteiras de queijo de casca lisa, do mesmo lote de fabricação, sem identificação em baixo-relevo, placa de caseína ou nenhuma outra informação que torne possível o reconhecimento da marca, da região ou do produtor no momento do julgamento. Os queijos encaminhados ao concurso deverão ter de 14 a 30 dias de maturação.

Produtores legalizados conforme as regras do concurso, mas com queijaria localizada fora das regiões caracterizadas (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras, Serra do Salitre, Serras de Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro), poderão se inscrever e concorrer diretamente na etapa estadual. Caso o número de produtores inscritos de fora das regiões caracterizadas exceda a cinco, haverá julgamento e pré-seleção para escolha dos cinco, que concorrerão na etapa estadual.

A data limite de entrega de todos os queijos nos escritórios da Emater-MG será dia 28 de novembro.

Com informações e foto de capa da Emater-MG


Últimas Notícias