Mapa acompanha mortes por infecção cerebral na Bahia

Casos registrados no começo do mês não têm relação com Encefalite Espongiforme Bovina

10/10/2022 às 17:28 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Secretaria de Saúde da Bahia informou, nesta segunda-feira (10), que duas pessoas morreram em decorrência da doença Creutzfeldt-Jakob, causada pela infecção Encefalopatia Espongiforme, popularmente conhecida como mal da “vaca louca”. Outros três pacientes também estão contaminados - dois deles precisaram ser hospitalizados.

Em nota, o Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirma que "os casos não têm relação com consumo de carne bovina ou subprodutos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina".

Segundo o ministério, a doença Creutzfeldt-Jakob ocorre, na maioria das vezes, de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas. Ainda conforme a nota, a pasta reforça que está acompanhando os casos.

A nota do Mapa

“Em atenção à sua demanda [do portal de notícias G1], segue retorno do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Pasta acompanha o caso citado. A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DJC) ocorre, na maioria dos casos, de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas.

Os casos mencionados na matéria não têm relação com consumo de carne bovina ou subprodutos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘Vaca Louca'”.

Foto de capa: Jefferson Peixoto/Secom PMS


Últimas Notícias