Agronegócio está entre os setores mais admirados pelos brasileiros

Categoria fica atrás apenas da Saúde, segundo pesquisa do ‘Movimento Todos a Uma Só Voz’

11/10/2022 às 09:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A pesquisa “Percepções sobre o Agro - O que pensa o brasileiro”, realizada de forma inédita pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, revela que o agronegócio está entre os setores mais admirados. Ao todo, 68% dos entrevistados destacaram a relevância do setor para o país, que ficou atrás somente do serviço de Saúde.

Segundo o estudo, 43% dos participantes possuem grande envolvimento com o agro, sendo o setor considerado como muito importante para o dia a dia desse perfil, que tem uma proximidade com o setor por ter um familiar trabalhando ou já ter atuado. Outros 24% disseram possuir médio conhecimento e envolvimento com a área, e 33% afirmaram ter uma relação mais distante devido ao baixo envolvimento e conhecimento sobre o setor.

Ainda sobre algumas percepções, a imagem que os brasileiros mais associam ao agronegócio é o alimento (78%). No total da amostra, que consultou 4.215 pessoas, a maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao agro. Quem já trabalhou ou tem parentes que trabalham na área tende a avaliar de maneira mais positiva, 84% e 80%, respectivamente.

Pontos de atenção

O grupo distante ou desfavorável ao agronegócio representa uma parcela significativa da população (33%). Este grupo é composto por 51% de respondentes na faixa de 15 a 29 anos, um público mais jovem e que é o consumidor do futuro.

De maneira geral, a faixa etária de 30 a 59 anos que respondeu à pesquisa foi mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais. Para 38% das pessoas nesta faixa etária, o agro é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais do país, o dobro do total da amostra (19%). E, ainda nesta faixa etária, para 31%, o setor faz uma má utilização dos recursos hídricos, quase o triplo do total da amostra (11%).

Para o coordenador geral da pesquisa, os resultados demonstram a importância da comunicação para desmistificar ideias enraizadas. “Este momento é uma janela de oportunidades para o agro se comunicar. As empresas e associações do agronegócio precisam contar mais suas histórias de sucesso”, pontua.

Com informações do Movimento Todos a Uma Só Voz

Foto de capa: Mapa


Últimas Notícias