Eleições 2022: Saiba como consultar seu local de votação

TSE orienta o eleitor a conferir o domicílio eleitoral antes de sair de casa

30/09/2022 às 21:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em 2022, a maior parte dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) emitiu um alerta à população brasileira sobre as alterações feitas nos locais de votação. As mudanças ocorreram em diversas regiões do Brasil. Na capital paulista, por exemplo, o maior centro de votação da cidade, o Centro Universitário Anhanguera, que atendia a 25 mil pessoas, foi fechado e os eleitores foram realocados para outros três locais de votação.

Em Pernambuco, 92 locais de votação também foram alterados. Já em Santa Catarina, 51 municípios tiveram deslocamento de seções eleitorais para endereços diferentes dos que foram utilizados em eleições anteriores. As mudanças ocorreram devido a adequações do contingente de eleitores e, às vezes, por impedimentos estruturais, como reformas ou fechamento de estabelecimentos e prédios.

Com o objetivo dinamizar o processo de votação e evitar que os eleitores fiquem confusos quanto à sua respectiva zona e seção eleitoral no pleito do dia 2 de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) orienta que os cidadãos verifiquem com antecedência o local onde exercerão o direito ao voto.
Para facilitar a consulta, o órgão disponibiliza diversas ferramentas, como o Portal do TSE, Whatsapp (chatbot do TSE) ou por aplicativos da Justiça Eleitoral. Esses meios podem ser acessados gratuitamente, de forma rápida e simples.

Portal do TSE

Pelo site do Tribunal, na parte superior da página, é possível consultar o local de votação na aba “Eleitor e Eleições”. Ao selecionar essa opção, a pessoa será redirecionada para dois menus. Em seguida, basta selecionar “Eleitor”, depois “Local de votação/zonas eleitorais” e preencher as informações solicitadas. Feito isso, o eleitor será informado sobre o número da zona e da seção eleitoral, bem como o endereço do local de votação.

e-Título

O aplicativo e-Título funciona como a via digital do título de eleitor. Por ele é possível acessar, de forma rápida e simples, diversas informações do eleitorado cadastradas junto à Justiça Eleitoral, entre elas o local de votação. Para realizar a consulta, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação. O aplicativo pode ser baixado até sábado (1º), às 23h59 (horário de Brasília).

WhatsApp

Uma parceria do TSE com o serviço de mensagens disponibilizou, desde 2020, um assistente virtual que, entre os serviços disponíveis, faz a consulta ao local de votação. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do bot. A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”.

A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF. Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e o nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município – e com um mapa que indica, com precisão, o local onde o eleitor deve comparecer para votar.

Com informações da Agência Brasil e TSE

Foto de capa: TSE


Últimas Notícias