Eleições 2022: Aplicativo e-Título pode ser baixado até sábado

Ferramenta é utilizada para substituir a versão impressa do documento na votação

30/09/2022 às 11:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

No próximo domingo, dia 2 de outubro, mais de 156 milhões de brasileiros deverão ir às urnas para definir os rumos do país e de seus respectivos estados pelos próximos anos. Nas eleições de 2022, o público apto a votar irá eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Para participar do ato democrático, no dia da votação o eleitor deve comparecer à sua zona eleitoral munido de um documento oficial com foto, como as carteiras de identidade, social, de trabalho, de categoria profissional, de habilitação ou o certificado de reservista.

Outra opção, que pode ser utilizada como alternativa aos documentos impressos, é o e-Título, ferramenta digital disponível para download em smartphones dos sistemas Android e iOS. O aplicativo contém todas as informações do portador, além da foto, que é imprescindível para identificação.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o e-Título pode ser baixado até sábado (1º), um dia antes do pleito. Até o momento, mais de 27 milhões de pessoas já ativaram a ferramenta.

Funções do aplicativo

O e-Título foi disponibilizado para uso desde 2018. Além de servir como documento de identificação no dia da eleição, o aplicativo também reúne diversas informações úteis para o eleitor. Na aba "Onde votar", por exemplo, é possível consultar o local de votação. A ferramenta oferece ainda a opção "Ver rotas", com um mapa que indica o trajeto a ser percorrido pelo eleitor até chegar ao endereço de sua zona eleitoral.

Pedido de justificativa de ausência, emissão de guia para pagamento de eventuais taxas por débitos eleitorais e emissão de certidões de quitação eleitoral e de "nada consta" para crimes eleitorais também podem ser realizados por meio do aplicativo.

No app, os votantes podem acessar atalhos que direcionam a outros serviços do TSE, como o tira-dúvidas no WhatsApp, o canal no Telegram e um vídeo sobre o funcionamento da urna eletrônica.

Uso de celular

O cidadão pode comparecer à zona eleitoral munido do celular com o aplicativo e-Título para ser utilizado no momento da identificação. Antes de adentrar na cabine de votação, não será permitido usar o aparelho nem outros equipamentos eletrônicos. Assim, os votantes devem desligar os aparelhos e deixá-los em uma mesa receptora com o documento de identificação. Aqueles que não entregarem o aparelho cometerá um crime eleitoral. O juiz eleitoral será avisado e deverá chamar a Polícia Militar.

Data e horário

Este ano, pela primeira vez, o período de votação foi unificado em todo o país. Assim, as seções eleitorais funcionarão no padrão do horário de Brasília, ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal, das 8h às 17h.

Foto de capa: Lucas Caxito/Canal do Boi


Últimas Notícias