Estimativa de crescimento da economia sobe de 1,7% para 2,7%

PIB do segundo trimestre cresceu 1,2% em relação ao anterior

30/09/2022 às 21:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O BC (Banco Central) elevou a projeção para o crescimento da economia de 2022. A estimativa para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto), passou de 1,7% para 2,7%. A projeção faz parte do Relatório de Inflação, divulgado na última quinta-feira (29). 

De acordo com o BC, os principais fatores para a revisão decorrem do crescimento do segundo trimestre, os resultados iniciais do terceiro, e estímulos não contemplados no Relatório de Inflação anterior, como o aumento do valor do benefício do Auxílio Brasil e o arrefecimento da inflação, resultado da redução de tributos sobre combustíveis, energia e serviços de comunicação. 

No segundo trimestre, o PIB cresceu 1,2% em relação ao trimestre anterior, influenciado pelo aumento do consumo das famílias, a retomada dos serviços presenciais e o avanço dos transportes de carga e de passageiros. Foi o quarto resultado positivo consecutivo do indicador, após o recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado. Uma nova expansão deve ser registrada no terceiro trimestre de 2022. 

Entre os componentes da oferta, a previsão de alta para a indústria foi alterada de 1,2% para 2,4%, com melhora nas previsões para todos os setores, com exceção da indústria extrativa. Já em serviços, a estimativa foi revista de 2,1% para 3,4%, com elevação nas estimativas de crescimento para todos os setores, exceto para serviços ofertados pelo governo. 

Agropecuária 

A projeção para a agropecuária foi alterada de alta de 2,2% para estabilidade, em linhas com revisões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apresentaram ligeira redução nas projeções para a produção de grãos e forte recuo na previsão para cana-de-açúcar. As expectativas para a pecuária foram reduzidas, refletindo dados mais recentes de produção de carne, leite e ovos. 

Com informações e foto da Agência Brasil 

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias