Operação Eleições 2022 começa em todo o país

Eleições municipais de 2020 registraram 2,7 mil prisões e a apreensão de 35 menores

27/09/2022 às 19:38 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começou nesta semana a Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Seopi (Secretaria de Operações Integradas). O objetivo é garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral durante o periodo do pleito. 

No primeiro turno das eleições, que ocorrerá no próximo domingo (2), a ação será acompanhada em tempo real por representantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), das polícias Civis e Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e Sedec (Secretarias de Segurança Pública e Nacional de Proteção e Defesa Civil). As forças de segurança pública atuarão em cartórios eleitorais, locais de votação e apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte dos 26 estados e Distrito Federal (DF). 

Entre os impactos na segurança pública observados durante o pleito estão crimes eleitorais, como boca de urna, transporte ilegal de eleitores e compra de votos, manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueios de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e apuração dos votos.

Boletim 

Os indicadores gerados pelos impactos na segurança serão integrados aos boletins informativos, que serão divulgados às 9h (horário de Brasília), com periodicidade de três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Indicadores 2020 

Segundo o Ministério da Justiça, as eleições municipais de 2020 registraram 2,7 mil prisões e a apreensão de 35 menores. As principais ocorrências estavam relacionadas à circulação de material de campanha, um total de 93,7 mil registros. A segunda maior quantidade de ocorrências foi sobre a desinformação, com 8,2 mil registros de disparo de mensagens em massa. 

Violações eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de eleitores, transporte ilegal de votantes e outros, somaram 4,6 mil ocorrências. Crimes de ameaça, furto, homicídio e tentativa de homocídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato registraram 943 ocorrências. 

Com informações e foto da Agência Brasil 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias