Intenção de consumo das famílias cresce 1,4% em setembro

Indicador alcançou 84,4 pontos, seguindo a tendência de alta iniciada em janeiro

25/09/2022 às 15:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O indicador antecedente da ICF (Intenção de Consumo das Famílias), que mede a percepção sobre o nível de consumo a curto e médio prazos, subiu 1,4% em setembro, alcançando 84,4 pontos e seguindo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano. Os dados foram divulgados na quinta-feira (22) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). 

Segundo a confederação, o aumento está relacionado à melhora do mercado de trabalho. Os indicadores de Emprego Atual e de Perspectiva Profissional foram as únicas categorias nas quais todas as famílias entrevistadas demonstraram satisfação. Em setembro, a Perspectiva Profissional subiu 1,4% após uma queda de 0,3% em agosto. Na comparação anual, a alta é de 25,3%. Os dados também mostram que 47,1% dos entrevistados conferem uma perspectiva positiva para o mercado de trabalho nos próximos 6 meses. 

O segundo componente de maior influência no ICF foi a avaliação da Renda Atual, com alta de 2,1%, equivalente a 99,1 pontos. Quando comparado com setembro do ano anterior, o componente demonstra acréscimo de 25,3%. “Contribuíram para isso o aumento do valor do Auxílio Brasil e a recuperação da oferta do poder de compra decorrente das deflações de julho e agosto. Para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, a alta foi inclusive mais expressiva (2,2%), o que corrobora a influência dos programas de renda”, afirma a CNC. 

Favorecida por avanços nas condições de consumo, com renda, inflação e mercado de trabalho mais favoráveis, a Perspectiva de Consumo nos próximos meses subiu 1,2% na passagem de agosto para setembro, e 7,8% na comparação anual. No entanto, a entidade destaca que essa perspectiva aumentou por influência das famílias com renda acima de dez salários mínimos, por causa do suporte financeiro às famílias de baixa renda ser temporário.  

Com informações e foto da Agência Brasil 

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias