13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça

Atualmente, o produto brasileiro é exportado para 66 países

13/09/2022 às 20:00 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Hoje (13), é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. Com 500 anos de história, a bebida pode ser considerada a primeira destilada das Américas, tendo surgido antes do Pisco, do Tequila, do Rum e do Bourbon. A escolha da data tem um motivo histórico: em 13 de setembro de 1661 acontecia a rebelião de produtores brasileiros chamada 'Revolta da Cachaça'.

Atualmente, a cachaça produzida no Brasil é exportada para 66 países, principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Itália. Segundo a Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), as exportações realizadas de janeiro a agosto de 2022 apresentou crescimento de 62,49 % em comparação ao ano anterior. O índice corresponde a US$ 13,10 milhões. Em relação a produção, houve alta de 26,84%, o que equivale a 5,9 milhões de litros produzidos.

História

A cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, tendo como matéria-prima exclusiva o mosto fermentado do caldo da cana-de-açúcar, com teor alcoólico de 38% a 48%.

Existem três versões para o início da produção da Cachaça no Brasil, no entanto a mais aceita é que a bebida tenha sido estimulada, pela primeira vez, em 1516, na Feitoria de Itamaracá, em Pernambuco.

Apesar de popular no país todo, Minas Gerais é considerado o principal centro de fabricação, seguido por São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia.

Com informações e fotos de capa do Ibrac

Com a supervisão de Daniel Catuver, jornalista*

 

 


Últimas Notícias