Mapeamento aponta áreas e períodos mais propícios para praga no Brasil

Mosca ataca pomares de frutas pequenas e pode gerar perdas de até 100% da produção

27/08/2022 às 20:15 atualizado por Débora Oliveira* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Estudos da Embrapa mapearam municípios brasileiros com condições mais favoráveis ao desenvolvimento da praga, chamada DAM (drosófila-da-asa-manchada), que ataca pomares de frutas pequenas e pode gerar perdas de até 100% da produção. Identificada no Brasil em 2013, ela afeta principalmente plantações de ameixa, amora, caqui, citros (laranja, limão e tangerina), figo, morango, nectarina, pera, pêssego e uva. 

O mês de novembro apresentou o maior número de municípios com condições favoráveis ao desenvolvimento da DAM, 2.288, no total. Em contrapartida, junho é o que tem o menor número, um total de 884 municípios. A área mais propícia está na região Sudeste, onde a presença de pomares e as condições de temperatura e umidade favorecem o desenvolvimento do inseto durante todo o ano. 

Na região Sul, a favorabilidade predomina de outubro a abril, enquanto no Nordeste a aptidão prevalece de maio a outubro, com pico em julho. Na região Centro-Oeste, as quatro unidades da federação têm condições favoráveis entre dezembro e junho. O período mais curto é o da região Norte, de junho a agosto.  

 

Com informações da Embrapa

Foto capa: Embrapa

*Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.
 


Últimas Notícias