CNA Brasil vai escolher as melhores cachaças de alambique

Prazo de inscrição e envio de amostras para a premiação vai até 31 de agosto

20/08/2022 às 10:03 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. O concurso é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o Sebrae, dentro das ações do “Juntos pelo Agro”, um acordo de cooperação técnica entre as duas entidades em apoio ao agronegócio.

Para participar, o produtor deve utilizar o sistema de produção da cachaça em alambique, com produção anual de até 20 mil litros e ter registro válido e regular de seus produtos junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). As amostras das cachaças inscritas devem ser enviadas até o último dia das inscrições, via Correios ou transportadora.

A assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, explica que o prêmio é uma iniciativa para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. “Essa edição do prêmio, direcionado para a cachaça de alambique, foi pensada com o objetivo de promover os produtos e a valorização de pequenos produtores, sobretudo, daqueles que buscam a diferenciação no mercado consumidor pelos aspectos tradicionais”, destaca.

O prêmio será dividido em duas categorias: cachaça branca e amarela, levando em consideração o processo de produção sem e com madeira, respectivamente. Serão realizadas três etapas de seleção, com avaliação de júri técnico, júri popular e história do produto.

Além da premiação em dinheiro, os vencedores terão suas cachaças reconhecidas e obterão o Selo de Participação no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022. Acesse o regulamento do prêmio. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Cachaça

A cachaça é patrimônio histórico e cultural do Brasil e possui Selo de Indicação Geográfica, estabelecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo dados do Anuário da Cachaça de 2021 do Mapa, o número de registros de marcas de cachaças aumentou 18,5% em 2020, totalizando 4.743 marcas do produto. Os estados com maior número de estabelecimentos registrados são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Com informações e foto do Sistema CNA-Senar


Últimas Notícias