Novo alerta reforça ações contra doença incurável da bananeira em SP

Relatos de disseminação da fusariose no Peru intensificaram cuidados no Brasil

07/07/2022 às 15:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Fusariose impede movimento de nutrientes e causa a morte da planta
Foto: Wilson Moraes/SFA-SP

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) emitiu um alerta para que suas superintendências federais nos estados reforcem o monitoramento contra a fusariose raça 4 tropical. A doença que atinge a bananeira ainda não chegou ao Brasil, mas teve casos confirmados na Colômbia em 2019 e no Peru em 2020. Recentemente, surgiram relatos de eventual dispersão da praga para outras regiões peruanas, assim como suspeitas de ocorrência (ainda não confirmadas oficialmente) em outros países latinos que fazem fronteira com o Brasil.

Em São Paulo está localizada a maior região produtora de banana do país, o Vale do Ribeira. As ações de monitoramento e prevenção da doença na região foram realizadas no primeiro semestre deste ano, mas, devido ao novo alerta emitido no final de maio, a equipe da Superintendência Federal de Agricultura do estado decidiu prorrogar o monitoramento e reforçar as ações preventivas.

A fusariose raça 4 tropical atinge a planta através do solo infectado, mudas contaminadas e implementos agrícolas e instrumentos de poda infectados. Ao penetrar na planta, a praga entope os vasos que conduzem a seiva, impedindo o movimento de nutrientes e água.

O engenheiro agrônomo e fitopatologista da superintendência, Wilson Moraes, explica que ainda não há um produto químico que combata ou reduza os efeitos da doença, e que a única forma de controle é a prevenção. “Como consequência, a planta seca, amarelece e morre. O fungo permanece no solo por mais de 40 anos, tornando inviável a continuação da cultura na área. Ainda não existe controle químico que possa combater a doença, nem variedades resistentes a ela no Brasil e no mundo”, destaca.

A doença já se espalhou pela Indonésia (1990), China (1996), Filipinas (2008), África (2013), Austrália (2015) e América. Em 2015 a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – emitiu um alerta internacional para tentar conter o avanço da fusariose.

Programação

Até sexta-feira (8), serão realizadas coletas na região de Riolândia, Santo Antônio do Aracanguá, Getulina, Novo Horizonte e Colina. O objetivo é intensificar os levantamentos, partindo de áreas ainda não visitadas até regiões onde já foi feito o monitoramento anteriormente, como o Vale do Ribeira e o Planalto Paulista. A avaliação será feita em todos os municípios que produzem a banana de forma comercial.

Ainda no segundo semestre deste ano, a Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo vai promover palestras voltadas a produtores rurais.

Com informações do Mapa

Foto de capa: Wilson Moraes/SFA-SP


Últimas Notícias