Derivados do leite têm alta pelo quinto mês consecutivo

Menor oferta e elevados patamares da matéria-prima foram os responsáveis pelo resultado

05/07/2022 às 14:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os derivados lácteos seguem em elevação pelo quinto mês consecutivo. De acordo com o relatório de mercado do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a alta foi puxada pela menor oferta de leite no campo e os elevados patamares da matéria-prima, que atingiu R$ 2,43/litro em Mato Grosso. O valor é 14,25% superior ao de abril de 2022.

No comparativo anual, o aumento foi de 30% no preço pago ao produtor, enquanto no atacado as cotações de leite UHT subiram 22,82%, da manteiga 32,44% e do queijo muçarela 41,28% para o mesmo comparativo.

Segundo o Imea, a amplitude da variação observada no leite UHT frente ao leite no campo reflete a dificuldade das indústrias em repassar a alta da matéria-prima ao consumidor final, visto que o aumento da inflação tem enfraquecido o poder de compra dos brasileiros.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou elevação de 11,73%. Assim, os lácteos de maior valor agregado apresentaram variações semelhantes às do preço do leite.

Com informações do Imea

Foto de capa: Faec


Últimas Notícias