Vazio sanitário começa em mais cinco estados produtores de soja

Medida visa controlar a ferrugem asiática nas lavouras

01/07/2022 às 14:36 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começou nesta sexta-feira (1º) o período de vazio sanitário para a cultura da soja em mais cinco estados brasileiros. Segundo o cronograma estabelecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) por meio da Portaria nº516, até o dia 30 de setembro, produtores da oleaginosa na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Piauí (região III9) não poderão plantar a oleaginosa. No Tocantins, a restrição será válida até 29 de setembro.

De acordo com o Mapa, o período de vazio sanitário é uma das mais importantes medidas fitossanitárias para controlar a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi que atinge as lavouras de soja. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Em 2022, vinte e uma unidades da federação cumprem a determinação de vazio sanitário com o objetivo de reduzir ao máximo possível o desenvolvimento da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Semeadura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou nesta semana a Portaria nº 607 que estabelece o calendário de semeadura de soja referente à safra 2022/2023. O cronograma pode ser conferido AQUI.

Foto de capa: Pedro Singer/Embrapa


Últimas Notícias