Definido calendário de semeadura de soja para a safra 22/23

Cronograma do Mapa será válido para 21 estados brasileiros

28/06/2022 às 15:09 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou nesta terça-feira (28), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 607 que estabelece o calendário de semeadura de soja referente à safra 2022/2023. O cronograma deverá ser seguido por vinte e uma unidades da Federação.

Segundo o Ministério, as alterações em relação aos períodos do calendário da safra anterior levaram em consideração a análise dos dados relativos ao acompanhamento da safra de soja, realizado semanalmente pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Os estudos evidenciam o reduzido percentual da área cultivada semeada nas últimas semanas dos calendários estipulados e, consequentemente, o impacto desses cultivos tardios na resistência da praga à fungicidas.

O calendário de semeadura é uma medida fitossanitária, implementada no PNCFS (Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja), que tem o objetivo de racionalizar o número de aplicação de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle desta praga.

Atualmente, os 21 estados cumprem o período de vazio sanitário da soja. As datas variam conforme cada região.

As medidas fitossanitárias adotadas pelo Mapa atendem as sugestões de calendários enviadas pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal, conferindo maior autonomia para a gestão do programa no nível estadual.

A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Confira o cronograma completo de semeadura de soja definido pelo Mapa para a safra 2022/2023:

Com informações e fotos do Mapa


Últimas Notícias