Vazio sanitário da soja começa em estados produtores

Até 15 de setembro os produtores não poderão plantar a oleaginosa

15/06/2022 às 20:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Ferrugem asiática assola plantação de soja
Foto: Pedro Singer/Embrapa

Começou hoje (15) o período de vazio sanitário para a cultura da soja em mais seis estados brasileiros. Conforme definido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em fevereiro deste ano, por meio da Portaria nº 516, nesta etapa devem seguir o cronograma os estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará (região I4), Rondônia (região II8) e São Paulo. A medida é válida até 15 de setembro.

O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas da oleaginosa em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Segundo informações do Ministério, essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir ao máximo possível o desenvolvimento da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Impactos da doença

A Ferrugem Asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Confira o cronograma completo do vazio sanitário para o ano de 2022 definido pelo mapa:

Com informações do Mapa

Foto de capa: Agência Brasil


Últimas Notícias