Goiás inicia vazio sanitário na próxima segunda

Agricultores não poderão plantar soja até setembro

25/06/2022 às 10:39 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A partir do dia 27 de junho, próxima segunda-feira, o Estado de Goiás inicia o período de vazio sanitário da soja. Ao longo dos próximos três meses, até 24 de setembro, os produtores não poderão plantar e nem manter vivas plantas da oleaginosa em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada.

Segundo informações do Ministério, essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir ao máximo possível o desenvolvimento da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Impactos da doença

A Ferrugem Asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Cronograma

Outros estados brasileiros já iniciaram o vazio sanitário, conforme definido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em fevereiro deste ano, por meio da Portaria nº 516.

O cronograma completo para o ano de 2022 pode ser conferido AQUI.

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias