Agrotóxico Carbendazim é suspenso pela Anvisa

Medida cautelar será válida até a conclusão da reavaliação da substância em agosto

22/06/2022 às 12:40 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta terça-feira (21), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão cautelar da importação, produção, distribuição e comercialização do Carbendazim. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (22) para que seja feita a reavaliação do produto.

O procedimento é um instrumento técnico e legal que tem o objetivo de revisar o perfil de segurança de defensivos agrícolas, a partir de novas informações produzidas pelos sistemas de monitoramento ou pesquisas científicas. A reavaliação pode resultar na retirada ou permanência dos agrotóxicos no mercado, com a adoção de medidas para reduzir os riscos decorrentes do seu uso. Em alguns casos a manutenção pode ser aprovada sem nenhuma nova recomendação.

No caso do Carbendazim, os aspectos toxicológicos que motivaram a reavaliação são as suspeitas de mutagenicidade, carcinogenicidade, toxicidade para o desenvolvimento e toxicidade reprodutiva.

De acordo com o cronograma definido pela Anvisa, o processo de revisão será concluído até o dia 8 de agosto, atendendo a decisão judicial que determinou um prazo de 60 dias para finalizar a reavaliação. Durante esse período, será aberta uma consulta pública entre 27 de junho e 11 de julho para participação da sociedade e, em paralelo, a Agência espera receber respostas às diligências enviadas a outros órgãos.

Produto

O Carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais utilizados no Brasil. Atualmente existem 38 produtos formulados e 29 produtos técnicos à base da substância com registro ativo no Brasil, divididos entre um total de 24 empresas. O produto é utilizado em culturas de citros, feijão, soja e trigo, bem como no tratamento de sementes de algodão e soja.

Com informações da Anvisa

Foto de capa: Agência Brasil


Últimas Notícias