Hoje: Produtores de citros devem entregar o relatório cancro/HLB

Dados permitem permite que a coordenadoria tenha informações precisas sobre a dispersão e incidência de doenças

15/06/2022 às 10:13 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Produtores de citros de São Paulo devem entregar até hoje (15) o relatório cancro/HLB (greening). Conforme a CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária), o relatório deve ser informado através do sistema informatizado de GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) e deve conter o resultado das vistorias trimestrais realizadas entre 1º de janeiro e 30 de junho em todas as plantas da propriedade. 

Por sua vez, as vistorias realizadas entre 1º de julho e 31 de dezembro deverão ser registradas no GEDAVE até 15 de janeiro do ano seguinte.

A entrega dos dados reais permite que a equipe técnica da coordenadoria tenha informações precisas sobre a dispersão e incidência de doenças, possibilitando um melhor direcionamento das ações de defesa fitossanitária e de políticas públicas.

Cancro cítrico e HLB

O cancro cítrico é causado pela bactéria Xanthomonas citri pv. citri que ataca todas as variedades e espécies de citros, provoca lesões em folhas, frutos e ramos e, quando em alta incidência, provoca desfolha e queda de frutos.

No caso do HLB (greening), há registro de sua ocorrência em todo estado de São Paulo. A doença é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp. e disseminada pelo psilídeo (Diaphorina citri). A eliminação de plantas sintomáticas passou a ser obrigatória apenas para pomares com idade inferior a oito anos, sendo que para os pomares acima desta idade, os produtores são obrigados apenas a controlar o psilídeo. 

Com informações e foto da Secretária de Agricultura de São Paulo 


 


Últimas Notícias