Mamão: Menores temperaturas desaceleram mercado em maio

Cenário econômico também influenciou nos resultados da comercialização da fruta no período

07/06/2022 às 15:07 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Frutos de mamão na planta - ​​​​Foto: Léa Cunha/Embrapa

Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) mostram que, em maio, a demanda por mamão desacelerou diante da queda das temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do país, consideradas os grandes centros consumidores.

Além da pressão nas cotações da fruta na roça, esse cenário também foi acentuado pela crise econômica e seu impacto no bolso do consumidor. No entanto, enquanto os preços do mamão havaí caíram, o formosa se valorizou durante o período.

De acordo com produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, as diferentes tendências se devem ao fato de os elevados valores do havaí em abril terem travado o mercado dessa variedade no começo de maio, enquanto o formosa registrou boa procura pelas cotações mais atrativas. No Norte do Espírito Santo, por exemplo, o mamão havaí 15 a 18 foi comercializado na média de R$ 1,68/kg, valor 42% menor em comparação com abril. Já o formosa foi vendido por R$ 1,75/kg, aumento de 55% na mesma comparação.

Com relação à oferta, no geral, esteve controlada para ambas as variedades de mamão na maioria das regiões produtoras em maio, e a tendência é de que ela siga diminuindo até o fim de junho.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Léa Cunha/Embrapa


Últimas Notícias