Colheita de feijão da safra 2022 avança no Paraná

Produção brasileira do grão  será de 3,1 milhões de toneladas, segundo a Conab

03/06/2022 às 20:01 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A colheita de feijão avançou no Paraná na última semana. Segundo a projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção brasileira de feijão em 2022 será de 3,1 milhões de toneladas, o Paraná deve participar com 26%, produzindo cerca de 798,7 mil toneladas. O volume engloba as três safras e representa a somatória dos três tipos: o feijão de cores, no qual tem predominância o carioca, o preto e o caupi.

A maioria do feijão de cores produzido em terras paranaenses é destinada aos mercados de São Paulo e para alguns estados nordestinos. Já o preto é preferido para o consumo nos estados do Sul e no Rio de Janeiro

De acordo com a análise do Deral (Departamento de Economia Rural), no boletim semanal de 27 de maio a 2 de junho, o tempo seco da semana passada possibilitou que a colheita chegasse a 60% dos 303 mil hectares cultivados nesta segunda safra, que tem projeção de 605 mil toneladas. Dessas lavouras foram retirados grãos de excelente qualidade. 

No entanto, as chuvas contínuas nesta semana reduziram a velocidade e trouxeram preocupação aos produtores. Como 70% do restante está em fase de maturação, ainda há possibilidade de perdas. A situação pode ser menos crítica para os 30% em frutificação.

A maior oferta em decorrência da colheita começa a refletir no preço pago aos produtores. Na última semana houve redução de 6,6% e eles receberam, em média, R$ 382,00 pela saca de 60 quilos de feijão de cores. Quem plantou o feijão preto conseguiu um aumento de 1,4% comparativamente à semana anterior, recebendo, na média, R$ 211,00 pela saca.

Com informações do Deral e da Conab

Foto capa Mapa
 


Últimas Notícias