Maior oferta de bovinos pressiona preços e favorece consumo

Acumulado mensal em maio registrou a maior baixa desde janeiro de 2020

02/06/2022 às 11:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações da Diária de Mercado, elaborada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preços do boi gordo (Indicador Cepea/B3, estado de São Paulo) caíram 4% no acumulado de maio, fechando a R$ 321,40 a arroba no último dia 31.

Segundo pesquisadores do centro de estudos, a pressão veio do crescimento na oferta de boi, que já é característico neste período do ano quando as pastagens começam a se deteriorar, e o pecuarista acaba disponibilizando os animais para abate com o intuito de evitar gastos com suplementação.

Além disso, a fraca demanda doméstica por carne também reforçou o movimento de queda nos preços do boi gordo. Segundo o informativo, o poder de compra da população brasileira está fragilizado e os demandantes buscam proteínas mais baratas, como ovos e frango, para substituir a carne bovina.

Neste cenário, as vendas no mercado atacadista seguiram em ritmo lento em maio que, no acumulado mensal, a carcaça casada do boi desvalorizou mais de 6%. Esta foi a maior baixa no acumulado de um mês desde janeiro de 2020, quando a retração foi de 8,16%.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias