Portarias definem zoneamento da mamoneira para safra 2022/23

Estudo foi atualizada em 2020 pela Embrapa

02/06/2022 às 04:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

As portarias 207 a 243, que aprovam o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), ano-safra 22/23, para o cultivo da mamona, foram publicadas ontem (1º), pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). 

Segundo o Mapa, a metodologia de estudo foi atualizada em 2020, pela Embrapa, com destaque para os parâmetros de cultura e ciclos representativos, inclusão de um grupo de cultivares de ciclo curto (inferior a 130 dias), extensão do zoneamento da mamona para todos os estados, ajuste nos critérios e limites críticos, como índice de satisfação das necessidades de água (ISNA), temperatura e chuva na colheita para estimativa de risco, além da inserção do critério auxiliar de escape para o mofo cinzento em regiões ou épocas chuvosas e da subdivisão do Zarc Mamona Semiárido.

Mamoneira 

A planta da mamoneira (Ricinus communis L.) apresenta tolerância à seca, sendo, portanto, uma boa alternativa de cultivo para regiões secas do país. A cultura é explorada comercialmente devido ao teor de óleo em suas sementes, com aplicação na área de cosméticos, produtos farmacêuticos, lubrificantes e polímeros. Tradicionalmente cultivada por pequenos produtores no Nordeste, expandiu-se para outras regiões do Brasil.
 


Últimas Notícias