Programa oferta sementes de milho e sorgo a produtores do RS

Serão disponibilizadas 38 cultivares com preços abaixo do custo de mercado

30/05/2022 às 17:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (30), a Seapdr/RS (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul) começou a receber pedidos para o Programa “Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo”. A ação visa disponibilizar sementes dessas cultivares aos produtores do estado gaúcho para o ano-safra 2022/2023 para incentivar o cultivo das culturas na região.

No total, o programa oferece 38 cultivares, sendo 19 de milho híbrido transgênico, 12 de milho híbrido convencional e sete cultivares de sorgo. As sementes serão fornecidas por oito empresas e cada produtor poderá escolher as que possuírem as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.

O coordenador do programa, Jonas Wesz, explica que a principal novidade desta safra é o aumento de 50% no limite da quantidade de sementes por agricultor, que passa de quatro para seis sacas, possibilitando a reserva de até seis sacas de milho ou sorgo na etapa da safra e mais seis sacas na etapa da safrinha. “Com essa medida, a Seapdr reforça o estímulo já amplamente discutido no Estado em relação à necessidade de aumento da área cultivada com milho no Rio Grande Sul”, afirma.

Solicitação

Os produtores agrícolas interessados em realizar a solicitação das cultivares de sementes para a safra devem procurar as prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas de seus respectivos municípios até o dia 17 de junho. Já para a safrinha, os pedidos poderão ser feitos entre 20 e 24 do mesmo mês.

De acordo com o coordenador Jonas Wesz, a iniciativa promove ganhos aos agricultores uma vez que os produtos são ofertados por um preço mais baixo que o do mercado. "O principal benefício para os produtores é a ampla gama de cultivares disponíveis, tanto convencionais como transgênicas, para os diversos tipos de tecnologia de produção, a um preço abaixo do custo de mercado e com um subsídio de 28% dado aos produtores", ressalta.

Mais informações sobre o programa, os preços e o cronograma de pagamento podem ser conferidos na página da Seapdr/RS.

Com informações da Seapdr/RS

Foto de capa: Fernando Dias/Seapdr/RS


Últimas Notícias