Milho: custos de produção continuam elevados em Mato Grosso

Defensivos, fertilizantes e sementes contribuíram significativamente com a elevação

24/05/2022 às 12:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) divulgou nesta segunda-feira (23) o relatório semanal sobre a produção de milho no estado. De acordo com o material, houve novamente reajustes nos indicadores do custo de produção do cereal. Dessa forma, a estimativa para abril de 2022 referente ao custeio da próxima safra está em R$ 3.327,43 por hectare.

Segundo o Instituto, esse valor corresponde a um aumento de 39,79% no custo de produção em comparação à temporada passada. Os componentes que mais tiveram participação nessa alta foram os fertilizantes (59,97%), os defensivos (23,09%) e as sementes (21,11%).

A elevação é pautada pelos preços aquecidos dos insumos agrícolas, principalmente os adubos, o que já vem ocorrendo desde o início das negociações para a safra, em função da menor oferta de fertilizantes no mercado após o início da pandemia e, mais recentemente, pelos conflitos na Europa.

Os altos preços dos fertilizantes também têm influenciado na comercialização do produto que se encontra 12,99% atrasada em relação ao mesmo período do ano passado.

Com informações do Imea

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA/Senar


Últimas Notícias