Governo publica decreto do mercado de carbono

É o primeiro ato da criação de um mercado doméstico, com transações de ativos

20/05/2022 às 09:56 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo federal publicou, em edição extra do Diário Oficial na noite desta quinta-feira (19), um decreto que regulamenta procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e institui o Sinare (Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa).

O decreto abre o mercado de carbono e metano no Brasil e é o primeiro ato da criação de um mercado doméstico, com transações de ativos. 

Com o decreto, o governo silencia críticos do desmatamento da Amazônia e países desenvolvidos que não preservaram o meio ambiente.

BB promove encontro para debater mercado de carbono

Em nota divulgada pouco antes da publicação do decreto, a Secretaria Geral da Presidência da República afirma que a finalidade “é suprir uma lacuna regulamentar de quase 13 anos” para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e “permitir, com isso, o fortalecimento das estruturas e sistemas necessários para o avanço da operacionalização do mercado de carbono no País e da mitigação às mudanças do clima”.

A agropecuária brasileira deve produzir R$ 1,236 trilhões em mercadorias, neste ano - 2,7% na comparação com 2021, segundo o Ministério da Agricultura. 
 


Últimas Notícias