Produção industrial fecha positiva em nove estados

São Paulo e Ceará lideram o ranking nacional, com maiores expansões 

10/05/2022 às 21:09 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo os dados do PIM Regional (Pesquisa Industrial Mensal), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, nesta terça-feira (10), em relação ao mês de março, as atividades do setor avançaram no Estado de São Paulo (8,4%) e no Ceará (3,8%), com as maiores expansões. Mato Grosso (2,8%), Minas Gerais (2,4%), Rio de Janeiro (2,1%), Região Nordeste (1,8%), Paraná (0,6%), Amazonas (0,3%) e Bahia (0,1%).

Março é o segundo mês consecutivo de expansão para São Paulo, período em que acumulou ganho de 9,1%, além de estar 5,8% acima do patamar pré-pandemia, enquanto a produção nacional está 2,1% abaixo. Ainda de acordo com o levantamento, assim como em São Paulo, março é o segundo mês de crescimento da produção industrial do Ceará (3,8%), que acumula 10,0% no período.

Já a segunda maior influência positiva para o avanço da produção nacional veio de Minas Gerais (2,4%), que foi impactado pelos segmentos de metalurgia, veículos automotores e máquinas e equipamentos. Também crescendo pelo segundo mês consecutivo, o estado acumula ganho de 11,1%. No Rio de Janeiro (2,1%), terceira maior influência, os setores que mais influíram sobre o aumento da produção foram o extrativo e o de veículos automotores.

Na passagem de fevereiro para março, Santa Catarina (-3,8%) foi o local com recuo mais elevado, interrompendo dois meses de alta na produção, quando acumulou expansão de 3,6%. Já a produção industrial do Pará caiu 3,3% e eliminou parte do avanço de 23,2% registrado em fevereiro. 

No acumulado do ano, houve recuo em nove dos 15 locais pesquisados, com destaque para Ceará (-12,8%) e Pará (-12,2%). Frente a março do ano passado, a indústria nacional teve redução de 2,1%, com queda em sete dos 15 locais pesquisados. Santa Catarina (-9,8%), Pará (-7,2%) e Amazonas (-4,1%) foram os locais com maior redução.

Com informações do IBGE

Foto capa Gilson Abreu/AEN-PR


Últimas Notícias