
O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, abriu nesta terça-feira (3) mais uma reunião em que definirá o patamar para a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que deve ser divulgada amanhã, 4 de maio.
Após o encontro anterior, o BC sinalizou que deve aumentar a Selic pela 11ª vez consecutiva. O atual ciclo de alta teve início em março de 2021. A taxa atual, de 11,75% ao ano,deve subir mais um ponto percentual, nesta reunião, segundo previsão do mercado financeiro. No último boletim Focus, a projeção era de que a taxa básica encerre 2022 em 13,25% ao ano. As estimativas do mercado para a inflação, entretanto, vêm crescendo há pelo menos 16 semanas.
A expectativa de alta acompanha o aumento nos preços. Em março, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, foi de 1,62%, maior taxa para o mês desde o início do Plano Real, em 1994. Em 12 meses, o acumulado chegou a 11,30%, quase o dobro do teto da meta do Banco Central, que é de encerrar o ano com inflação de 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Com informações da Agência Brasil
Foto capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil