Novo fungicida pode ser o extermínio na vassoura de bruxa

Produtores de cacau da Bahia participam de testes de produto criado pela Ceplac

26/04/2022 às 04:00 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Fruto-símbolo da Bahia, o cacau conquista novas ferramentas para o combate ao seu pior inimigo - a vassoura de bruxa, doença que dizimou lavouras, causou grandes prejuízos financeiros e desestimulou muitos agricultores a continuar apostando na cultura, por anos seguidos, até o desenvolvimento de tecnologias para domínio da praga. 

Agora, o setor vive expectativas positivas, principalmente por conta do desenvolvimento de um fungicida eficaz, resultado de uma pesquisa desenvolvida pela Ceplac com apoio do Sistema Faeb/Senar e da Syngenta. O produto ainda está em fase de teste, mas com fortes indicativos de sucesso. 
 
Os testes devem durar dois anos. Nesse tempo, os pesquisadores vão observar a eficiência dos 5 produtos no controle da vassoura de bruxa. Se responder bem, a Bahia pode se tornar pioneira no mundo a identificar uma substância contra a doença, igualmente contribuir para aumentar a produtividade e a qualidade das amêndoas - fatores que interferem diretamente na rentabilidade do produtor rural. 
 
A Bahia é o maior produtor nacional do fruto, com mais de 140 mil toneladas só no ano passado. Com o manejo adequado e sem o risco da doença, esse número pode ser ainda maior nos próximos ciclos após a liberação do fungicida.
 
Com informações do Senar
Foto de capa: Divulgação/CNA
 


Últimas Notícias