A semana termina com chuva forte sobre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na região, há aumento da nebulosidade e da precipitação por conta do avanço da nova frente fria.
A previsão desta sexta-feira (18) é de temporais com granizo entre o sudoeste paranaense e o oeste do estado gaúcho. Precipitação expressiva deve ser observada em toda fronteira oeste e noroeste gaúcho, com volumes de até 130 milímetros.
No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribui para maiores volumes de chuva acontecem entre o Ceará e o Maranhão, com volumes de até 60 mm. E essa precipitação pela frente continua pelo menos até o final do mês.
Na região Centro-Oeste, o Estado do Mato Grosso recebe chuva até segunda-feira (21) no noroeste de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul e Goiás a previsão é de pancadas isoladas e com baixos volumes.
O Sudeste finaliza a semana com temperaturas mais altas que a média. O cenário muda a partir de domingo (20), onde uma frente fria chega à costa de São Paulo e intensifica a chuva, que traz riscos de alagamentos e transtornos no litoral paulista, com temperaturas menores.
Com informações da Climatempo